quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

outra promessa!

estou devendo mais uma receita, pois a partir de hoje só dou receita para quem entrar no meu blogg, assim, quem sabe alguém me visita...rs
frango ao curry
ingredientes: 3 peitos de frango cortado em tiras
1 cebola média picada
3 colheres de azeite
2 colheres de sopa de curry "madras"
1 lata de abacaxi
sal
nata fresca
modo de fazer: frite o frango até dourar, acrescente a cebola e depois o curry. coloque água e sal e deixe cozinhar bem por uns 40 minutos. quando estiver bem cozidinho, acrescente o abacaxi e a nata e bom proveito!!
este prato é maravilhoso! um arroz branco e boas companhias para dividir o prato e conversar bastante!
beijos
até a próxima!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

promessa

oi!
conforme eu prometi ao pessoal do escritório, vou postar uma receita simples e deliciosa.
hoje, na reunião semanal,no escritório lembramos de uma senhora muito interessante, com certeza ela tem mais de 80 anos, boa de papo...costumávamos tomar ótimos lanches na casa dela, lá em ribeirão preto. uma senhora que mantém o hábito de conversar, de sentar-se a mesa, essas coisas que muita gente tem esquecido de fazer...
um dia ela preparou este pavê que estava muito gostoso, foi só eu elogiar que ela apressou-se em providenciar a receita para mim, fiz em casa e foi sucesso!
pavê bicolor da dona odete
bata na batedeira: 200gramas de manteiga sem sal, 8 a 10 colheres de chocolate em pó, 4 gemas, 6 colheres de açúcar refinado e 1 lata de creme de leite com o soro.
creme branco: derreta uma barra de chocolate branco com 1 lata de creme de leite e deixe esfriar na geladeira.
2 pacotes de bolacha de maizena
montagem: creme preto + bolacha+creme preto+ bolacha+creme branco+ etc.

divirtam-se, pois cozinhar é muuuito bom!!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

luto

este blog foi criado para que eu possa exercitar meu vício de escrever, conversar, me comunicar...e meu hobbie que é a culinária/gastronomia...
porém, hoje, vou falar de uma pessoa e seu trabalho.
Zilda Arns Neumann, linda! brasileira! trabalhadora! boa! criativa! humana...como humana, morreu, morreu esta semana em consequencia de uma catástrofe natural, longe de sua pátria, longe de sua família... morreu enquanto dava atenção aos outros, aos desconhecidos, estranhos.
com sua morte fiquei sabendo que seu trabalho está distribuído em muitos lugares do planeta, que centenas de milhares de pessoas usufruem dos benefícios que a Pastoral da criança oferece.
dentro da culinária/nutrição/medicina, a multimistura é um achado! com certeza devem existir muitos adultos atuantes e trabalhadores hoje, que sobreviveram graças a multimistura.
a idéia da dra. Zilda Arns Neumann de propagar o conhecimento, na minha opinião foi a melhor "sacada" de todo o trabalho da pastoral. ensinar e preparar um grupo de pessoas de uma localidade, para que este grupo ensine os demais, falando a linguagem do local, foi um dos motores do sucesso deste trabalho.
descobrir que a folha da mandioca, que até então era somente conhecida como venenosa, pode ser usada como rica fonte de ferro, foi uma "sacada".
mas, o mérito é dela, ela olhou e viu o seu semelhante, percebeu suas necessidades e foi atrás de soluções... e conseguiu!
ela representa uma das características do povo brasileiro, dedicar-se ao outro pela paz. estava em um país paupérrimo, morreu junto com outros brasileiros que estavam lá tentando fazer o povo haitiano se reerguer.
já perdemos outros brasileiros em outros países, em meio a guerras que, politicamente não eram nossas. brasileiros trabalhando pela paz. acredito que num futuro seremos conhecidos como um povo pacificador, nossas praias, nossa natureza, nossas festas são lindas, mas nossas pessoas são muuuito mais interessantes! austregesilo de ataíde, zilda arns, nossos cientistas, diplomatas...tanta gente importante, que com certeza não teve muita facilidade para estudar, mas utilizou o que aprendeu em prol do outro! tenho certeza que não estão arrependidos.
a dra. Zilda disse que dando uma infância feliz e saudável teremos um mundo com mais paz.
ela voltou-se para fora dela, mas hoje, vamos voltarmnos para dentro de nós, vamos apresentar um respeito a sua morte e dos outros que se foram junto com ela, e vamos descobrir o que podemos fazer para dar continuidade a trabalhos lindos como o desta senhora brasileira.
bom dia!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

wraps

numa inglória tentativa de regime...aquele dos inícios de ano...sabem do que estou falando? ahh, sabem sim...rs
meu marido e eu tomamos sopa no almoço, até aí tudo bem, mas, de tarde foi dando uma fome...
fomos ao shopping depois do expediente, o sérgio queria cachorro quente! aquele que as crianças amam...ok. iríamos a algum lugar que eu procuraria uma salada. acreditem eu gosto muito de salada! e também de sopas! também não vivo sem comer muitos vegetais! mas meu grande erro nutricional são os doces...ah os doces...
acabamos lembrando dos wraps! tem no shopping, é quase um sanduíche, tem pouco pão e temperos gostosos...
por sugestão do sérgio comi um com filé e cogumelos, estava uma delícia! melhor do que o dele que tinha gosto de recheio de pastel...rs. então ele me ajudou comendo minha metade.
os smothies são tão saborosos, docinhos... e se tiver franboesa, me ganhou...rs
e as entradas, havia uns dips muito saborosos, e a cenoura cruazinha caiu como uma luva.
devo confessar que este regime naufragou no cais do porto; mas tenho certeza que, UM DIA, conseguirei me reeducar no sentido da alimentação...
beijos
até

oi!

mas fiz tanta coisa neste interim...
e pensar que fui assistir a julie e julia, quanta influência...
já faz um tempo que sinto vontade de me aperfeiçoar na culinária, aprender técnicas; cozinhar eu sei, me garanto! mas detalhes, estes me faltam...quem sabe um dia...
a julia deveria saber que a falta de filhos proporcionou o tempo necessário para se dedicar a algo que no início parecia brincadeira,mas virou profissão e exemplo!
como eu ainda não tenho este tempo disponível, continuarei pesquisando, testando quase que empiricamente e me valendo de uma grande platéia em casa...rs
ainda não desossei um pato! nem me matei com as galantines(estas minha mãe fazia com maestria e chamava de silze).
mas já tive um embate terrível com um monstruoso carangueijo, ou siri, sei lá a diferença...rs
dois amigos e eu pegamos um barquinho minúsculo e nos embrenhamos nos arroiozinhos que existe no caminho para jurerê; lá se vão uns 20 anos no mínimo! estávamos tarrafeando para pegar camarões, além de filhotes de peixinhos, vieram os siris/carangueijos, ok.
me deixaram sozinha em um banco de areia e o siri queria me pegar! que pavor! tendo em mãos somente um araçá e uma goiaba, assassinei-o à goiabadas! muito traumatizante!
mas a saga não termina por aí, em casa, me orientaram colocar os siris vivos na panela, tal e qual nossa amiga no filme. eles davam safanões na tampa, jogaram a tampa longe, tampei a panela novamente e saí de perto. era demais para meu coraçãozinho devoto a são francisco!
depois de cozidos, fiz deliciosos pastéis! pobres siris...triste fim...rs
de noite, me arrumando para sair e passear em canasvieiras(em jurerê, naquele tempo não tinha nada!!), fui pegar minha sandália embaixo da cama, ajoelhei e o que eu vi? cara a cara? podem acreditar, mas um daqueles siris havia fugido da panela e quase me matou de susto!
por favor, não me perguntem o que foi feito dele, depois de tanto tempo nem lembro...mas garanto que fiquei anos sem comer siri!
até