este blog foi criado para que eu possa exercitar meu vício de escrever, conversar, me comunicar...e meu hobbie que é a culinária/gastronomia...
porém, hoje, vou falar de uma pessoa e seu trabalho.
Zilda Arns Neumann, linda! brasileira! trabalhadora! boa! criativa! humana...como humana, morreu, morreu esta semana em consequencia de uma catástrofe natural, longe de sua pátria, longe de sua família... morreu enquanto dava atenção aos outros, aos desconhecidos, estranhos.
com sua morte fiquei sabendo que seu trabalho está distribuído em muitos lugares do planeta, que centenas de milhares de pessoas usufruem dos benefícios que a Pastoral da criança oferece.
dentro da culinária/nutrição/medicina, a multimistura é um achado! com certeza devem existir muitos adultos atuantes e trabalhadores hoje, que sobreviveram graças a multimistura.
a idéia da dra. Zilda Arns Neumann de propagar o conhecimento, na minha opinião foi a melhor "sacada" de todo o trabalho da pastoral. ensinar e preparar um grupo de pessoas de uma localidade, para que este grupo ensine os demais, falando a linguagem do local, foi um dos motores do sucesso deste trabalho.
descobrir que a folha da mandioca, que até então era somente conhecida como venenosa, pode ser usada como rica fonte de ferro, foi uma "sacada".
mas, o mérito é dela, ela olhou e viu o seu semelhante, percebeu suas necessidades e foi atrás de soluções... e conseguiu!
ela representa uma das características do povo brasileiro, dedicar-se ao outro pela paz. estava em um país paupérrimo, morreu junto com outros brasileiros que estavam lá tentando fazer o povo haitiano se reerguer.
já perdemos outros brasileiros em outros países, em meio a guerras que, politicamente não eram nossas. brasileiros trabalhando pela paz. acredito que num futuro seremos conhecidos como um povo pacificador, nossas praias, nossa natureza, nossas festas são lindas, mas nossas pessoas são muuuito mais interessantes! austregesilo de ataíde, zilda arns, nossos cientistas, diplomatas...tanta gente importante, que com certeza não teve muita facilidade para estudar, mas utilizou o que aprendeu em prol do outro! tenho certeza que não estão arrependidos.
a dra. Zilda disse que dando uma infância feliz e saudável teremos um mundo com mais paz.
ela voltou-se para fora dela, mas hoje, vamos voltarmnos para dentro de nós, vamos apresentar um respeito a sua morte e dos outros que se foram junto com ela, e vamos descobrir o que podemos fazer para dar continuidade a trabalhos lindos como o desta senhora brasileira.
bom dia!
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário