TILÁPIA
Há quem sustente que a tilápia é o peixe citado na passagem bíblica da multiplicação dos alimentos, quando Jesus conseguiu saciar a fome de uma multidão apenas a partir de dois peixinhos e um punhado de pães. A teoria tem fundamento, pois algumas espécies de tilápia são originárias da região do Oriente Médio e norte da África. Mas, seja ou não o peixe que o Evangelho fala, multiplicação é com a tilápia mesmo. Ela tem notável capacidade de reprodução, o que torna muito mais trabalhoso conter a proliferação do que promover o acasalamento.Suas qualidades não se resumem a prolificidade. Possui carne de sabor suave e pouca gordura, diferentemente da maioria dos peixes de água doce. Também oferece boa conversão alimentar e crescimento veloz, suporta níveis baixos de oxigênio na água e pode até mesmo ser submetida à criação em água salgada.
A predileta dos piscicultores é a Oreochromis nilotiis, ou tilápia-do-nilo pois dela se tira bons filés.
A produção global é por volta de um milhão de toneladas .
O processo de industrializados da tilápia tem sido feito em escala reduzida, mas a resposta do mercado tem aumentado o número de estabelecimentos envolvidos nesta atividade.
Os primeiros registros de tilápia na América Latina datam do final da década de 40 e início da década de 50. Talvez tenham entrado pelo Panamá e Costa Rica a partir da Ásia. Desde então espalharam-se e são cultivadas em toda América Latina.
É possível fazer embutidos de tilápia como mortadela e salsicha, e dos resíduos, fabricar silagem.
Outro produto é a pele, que depois do processo de curtume é muito apreciado no mercado internacional.
Os machos adquirem peso mais rápido do que as fêmeas e elas guardam os ovos na boca após a fecundação.
Devido a todas estas qualidades, o consumo tem aumentado e chegado a restaurantes e até lanchonetes de todo o país.
Ofereço esta receita que meu irmão Italo Rosa criou em 2004, para um evento gastronômico em São José do Rio Preto/SP, uma delícia!!
Receita: filé de tilápia a inglesa com molho de mostarda
Ingredientes para a tilápia: 800 gramas de filé de tilápia, sal e pimenta do reino a gosto, 50 gramas de manteiga derretida, 70 gramas de pão dormido(do dia anterior, levemente endurecido) e 20 gramas de salsa picada
Ingredientes para o molho de mostarda: ½ litro de leite, 1 cebola pequena, 1 folha de louro, 4 cravos da índia, 50 gramas de manteiga, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, sal, pimenta do reino moída e noz moscada, 100 gramas de nata e 100 gramas de mostarda picante.Modo de fazer:tempere os filés com sal e pimenta. Passe na manteiga derretida e depois na mistura de pão com salsa. Disponha-os em uma assadeira e leve para assar por 10 a 12 minutos em forno médio. Retire e sirva com o molho de mostarda.
Molho: espete os cravos na cebola, junte o leite e o louro e ferva. Deixe esfriar, misture a margarina e a farinha de trigo, leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Depois de pronto, misture a nata e a mostarda.
Sirva com o peixe , acompanham muito bem o prato: batatas souteé, legumes salteados ou arroz com brócolis.