domingo, 2 de setembro de 2018


Um ano de Floripa! Pronto Lorena, acabou seu tempo sabático!
Explico: sabendo que o mercado do sul do país é diferente de São Paulo e precisando colocar minha cabeça e vida em ordem, me permiti uma temporada sem correrias, mas com muito estudo, pesquisas e experiências na cozinha.

Vamos trabalhar?? Vamos produzir, sair de casa, tagarelar, aprender, ensinar?
Tudo se encaixa, nossa vida é um quebra-cabeças, às vezes pegamos a peça errada, até forçamos o encaixe...  Descartamos, procuramos outra peça, novamente não encaixa, colocamos no monte do descarte (encontraremos o lugar delas em breve). O grau de dificuldade está no número de peças, na imagem que queremos formar, em nossa disposição... Tudo se encaixa e a vida vai ficando cada vez mais bonita, como a imagem do quebra-cabeça.

Demorei para permitir viver da cozinha, trabalhei muito em outros setores. Mas, pelo menos uma vez por ano, abandonava o escritório, avisava minhas equipes que não atenderia o telefone e ia curtir a Semana Paladar! Desde 2007! Ficava vagando pelos corredores do Hotel Gran Hyatt sozinha, ninguém me conhecia, nem davam a mínima para aquela criatura. Eu via o Edinho Engel, a Mara Salles, o Atala, o Beto Pimentel confraternizando naqueles corredores; tão felizes, e pensava: trabalhar com cozinha deixa as pessoas felizes, eu quero!!

(Diego Lozano e Lorena Rosa)
Vi estes eventos crescerem (não perdi nenhum até 2015!), hoje acho que há camarim para os chefes e talvez eles necessitem de segurança para caminhar nos corredores dos eventos! Eles alcançaram este status (acho que não pensavam que seria assim)! Merecido, pois trabalham muito!!
Pois na semana em que voltei a cozinhar profissionalmente, acontece um evento em Floripa, no #Espaço Fields, patrocinado pela rede de supermercados #Hippo! #Hippo Gourmet Experience!
Um dejá vu! O primeiro evento desta empresa e já prometeram outros mais. Média de 800 pessoas circularam no #Espaço Fields em cada um dos dois dias de evento. Eu estava lá! Mas hoje sou profissional da área, desconhecida para a maioria, mas exercendo meu trabalho de formiguinha. Formigas trabalham muito!!! Assim é o pessoal da gastronomia! Como diria #Roberta Sudbrack: quer ser #cozinheiro??


Marcos Livi e Guilherme, seu filho arrasaram nos dois dias! Degustei um arroz de carreteiro maravilhoso!! E aquele “filhotinho” de cozinheiro pilotando o fogão para nossa alegria e satisfação do pai! #Marcos Livi sempre surpreendente! Sempre apresentando, pesquisando, preservando a cozinha do sul do país. Obrigada, parabéns.


Assisti a aula de #Larissa Bunese Juk , sommelier de cerveja, muito didática contou a história da cerveja. Costumo dizer que comida é cultura pois o homem se locomoveu pelo planeta por causa de comida e abrigo. Mas a Larissa, que mais parece uma modelo e não uma bebedora de cerveja, conseguiu mostrar que a cerveja provocou grandes mudanças na humanidade!! Pode?!!! Ela falou e nós degustamos sobre a cerveja #Colorado, produzida em #Ribeirão Preto e com uma pegada brasileira muito interessante! Amei e aprendi muito! Recomendo.
 #Diego Lozano fez seu show, simpático e incrível!! Ele fez um bailado ao manusear o chocolate derretido e não se sujou e tampouco pingou uma gota sequer de chocolate!! Sozinho, trabalhou na bancada, fez suas receitas, sutilmente deu dicas boas, finalizou, recolheu seu equipamento e os único lugares que tinham marcas de chocolate eram a pedra, a espátula, o bowl e as formas!! A Lorena teria conseguido pingar até no telão!! Virou meu ídolo!!!

O supermercado #Hippo proporcionou ao público a degustação de diversos produtos vendidos em suas lojas. Em um evento #gourmet, os produtos são deliciosos! Produtos do sul do país, queijos, vinhos, muitas delícias! Devo admitir que o #Hippo é o #Santa Luzia de Floripa.
Guardadas as devidas proporções. Devo avisar aos interessados que Florianópolis tem um público muito especial, com opinião e conhecimento. É um bom mercado a ser explorado.
#Florianópolis é mais do que uma cidade de veraneio ou de quem busca qualidade de vida, esta cidade tem muito a oferecer! Trabalho, civilidade, hospitalidade, oportunidades, além dos peixes, ostras, farinhas, fiambres, embutidos, biscoitos, sorrisos, abraços...
Até!





Nenhum comentário: