quinta-feira, 16 de setembro de 2010

vergonha!

faz tempo que não posto!
agora com internet funcionando em casa, terei mais cuidado com meu blog, aguardem...

domingo, 27 de junho de 2010

Le vin

Existe aquela dúvida cruel: tostines é fresquinho porque vende mais, ou vende mais porque é fresquinho??
Afinal, o resturante é bom mesmo, ou estava bom porque estávamos em ótimas companhias?
Acho que nunca saberemos...
Evidente que voltaremos, o cardápio é extenso. O que normalmente me assusta, mas depois de provar o peito de pato com batatas gratinadas, perdi o medo e cresceu minha curiosidade.
local bonito, cheio de gente bonita e interessante. O garçon muito bom, auxiliou e nos acolheu, deixando-nos confortáveis.
Uma mesa com um bate papo que fluia.
Todos ficaram satisfeitos com seus pratos.
Lá no sul, de onde eu venho, em minha família que não tem nada de francês mas muito de europeu, costamva-se preparar pato, ganso, galinha da colônia. Meus tios criavam, faziam o macarrão com ovo de pata! Tão bom...difícil é concorrer com sabores da memória de nossa infância. O peito de pato do Le Vin me satisfez, me fez feliz e me deixou com vontade de voltar.
Confesso que as rodadas de poire me deixaram com um pouco de amnésia e que ficamos constragidos de dar aquela garfadinha no prato dos outros, mas, agora que quebramos o gelo, na próxima eles não sairào ilesos.
Recomendo o Le vin.
Vamos nos encontrar por lá.
até

Buenos Aires

Realmente este não é o melhor momento para escrever sobre Buenos Aires...rs. Que medo desta Argentina! E pensar que o Maradona está melhor que o Dunga como treinador...É o fim do mundo! Mas,fiz uma viagem a Buenos Aires, e estava ótima! Foi a primeira vez do Sérgio lá naqueles pagos e confirmou o que eu sempre disse, que ele iria gostar de lá! Batata! Ele não queria ir embora!
Bom, vou contar desde o início.
10/06/2010 - avião, classe executiva, Aerolineas Argentinas, que porcaria!! Não havia sequer fone de ouvido! o Sérgio continuava não cabendo na poltrona! E a comida! Nunca vi tanto pão junto! Só na padaria mesmo! Estava péssimo!! Trocamos de companhia para voltar.
Chegamos de tardezinha e, claro, estávamos com fome. Saimos a pé mesmo, realmente é muito bom andar por esta cidade. Fomos ao Chiquilin, o Sérgio gostando de tudo, bar antigo, tradicional(desde 1927), até descobrir que quase tudo é tradicional e antigo...rs.
Mas, precisava urgentemente de um dicionário! o que seria entraña? o que quer dizer cerdo, mesmo? (porco, Lorena)...Lá vamos nós...
Vinho - Saint Felicien - cabernet, merlot - 2007. Bom!
Ojo de bife, perfeito! Lindo para uma foto, assado na brasa de carvão, sem nenhum sal! Batatas fritas ótimas, gordurosas, mas deliciosamente gordurosas...rs. Isto parece conversa de gordinho!
E, realmente é muito importante provar o flan, que parece nosso pudim de leite,mais saboroso.
O garçon de uma gentileza que nos deixa à vontade e nos faz sentir acolhidos!
Podíamos voltar naquele momento para o Brasil, por que a Argentina já se tornara inesquecível!
Impressionante! Agora somos peatones, faremos tudo à pé. Mas depois deste jantar o Sérgio não resistiu aos cafés e comeu um sanduíche de miga com presunto cru.
Para finalizar a noite, voltamos para o hotel NH Tango, muitas luzes na fachada, boa localização e quarto aconchegante. Descanso...
11/06/2010 - Fizemos um tradicional city tour, gostei muito das esplanações da guia, muito interessante a história de BA, um café muito bom na Boca.Depois, conhecemos a Galeria Pacífico,e almoçamos em Palermo.
12/06/2010 - Desejávamos fazer o passeio no Tigre, mas chovia, chovia e chovia...contratamos um táxi, que acabou nos levando a um outlet onde compramos roupas para as crianças, foi uma festa! Almoçamos no Museo del jamon, péssimo custo benefício, muito caro! Andamos pela calle Florida, mais algumas compras.
Daí começou nosso tormento, somos pessoas que acreditam, sapatinho na janela, ninho... Pois disseram que poderíamos sacar em qualquer caixa Itaú da cidade; claro que isto não aconteceu! O que tínhamos de dinheiro pagamos o táxi e daí ficamos na miséria...rs. Mas que nervoso! Depois de insistir em quatro caixas, ficar pendurado no telefone, não conseguimos resolver nosso problema. Voltamos para o hotel.O Sérgio acabou se engalfinhando com a porta de nosso apartamento que não queria abrir, foi hilário!
Tínhamos um reserva no Faena, que luxo! Que exagero! Que diferente!Claro, Philip Starck!
Uma cozinha quase molecular, na minha opinião muita alquimia e pouca alma, usando como comparativo o Eñe, deixou muito a desejar. Porém era um jantar romântico e eu estava com meu príncipe que havia preparado tudo aquilo só para nós dois. Nem precisava ter comida, nem precisava ser bom, já estava bom.
No cardápio especial para enamorados brasileiros teve um creme de cenoura e gengibre com gelatina de grapefruit(gostei! cenoura com gengibre), depois lagostins com curry vermelho e uma gelatina tricolor muito interessante!
partos principais: trilha com vegetais assados, um molho e queijo de cabra(não gosto de queijo de cabra e não entendi o sabor do molho, mas gostei do peixe) e cordeiro cozido a baixa temperatura, purê de favas e espuma de eucalipto(esta se desfez antes de provarmos, foi engraçado). e, de sobremesa morangos com sorvete de Campari, muito bom! imagina o gosto do Campari, bem gelado junto com os morangos? E, finalmente, tão lindo: em um prato fundo, sobre uma sopa de amêndoas(cadê o sabor? ficou na cozinha?), escrito: "all you need", em um prato e no outro: "is love" em macarons! Vermelhinhos! Ai que lindo! Mas os macarons grudavam nos dentes! Não sou especialista em macarons, não costumo preparar esta delícia. Sou especialista em comer macarons, e aqueles deixaram a desejar, exceto pela aparência!
Fomos forçados a tomar um vinho Saurus Patagonia select branco, tinto, tudo ruim. Fazia parte do cardápio e não havia outra opção.
Num local bonito como aquele, num bairro totalmente recriado, moderno, rico, terminamos nossa noite.
13/06/2010 - resolvemos peatonar, e o que se faz em BA no domingo? Santelmo, claro! Que caminhada maravilhosa! será que é possível fazer algo assim em SP ou em Porto Alegre? vou tentar e conto depois. vimos tanta coisa interessante na feira de Santelmo e, óbvio, não podíamos comprar! Não tínhamos dinheiro!Digo, tínhamos o suficiente para um café, o meu com licor de chocolate e chantilly(que estravagância!). depois uma cigarrilha (aqui pode), sentados numa calçada, vendo pessoas lindas passando, o sol, o descanso dos pés...E, como diria Nei Lisboa(pesquisem este portoalegrense muito inspirado): "eu quero morrer, bem ali, sozinho, bebendo um vinho e olhando a bunda de alguém". Perfeito!
Peatonamos até Puerto Madero, almoçamos no Las Lillas. É, tu estás pensando: mas fizeram todos os programas de turistas? fizemos quase todos, por isto já marcamos a nossa volta a BA.
Sobre Las Lillas tenho a dizer que achei que havia andado tanto e chegado ao Figueira Rubayat! Só faltou a figueira!(que um dia eu subirei). o rio lindo...saudades do Gauíba...
Lotado! fila de espera! Esperamos, afinal, eles aceitam cartão, nào precisa ser em efetivo!
Mesa, couvert igual, mas tenho certeza que a carne será melhor.
Parei de escrever, estou comendo a carne deliciosa!!! Bife de tira!!
Voltei, depois de um churrasco que só seria melhor se estivesse no ponto.(mesmo no ponto errado é muito bom!)
Tomei um chá digestivo, os docinhos são iguais mas nào tão bons.
Jantar no hotel, fazer o que?
14/06/2010 - Recoleta, e chove, chove, chove...Café Biela para fugir da chuva!!! ninguém merece...passeio com chuva...Um Beneditine para esquentar e espantar a gripe.
Almoço no Munick.
compras de biscoitos e alfajores no Carrefour, aceita cartão. Ah! Mas aí já tínhamos dinheiro! A gerente do banco nos salvou! A bom, só estragaram dois dias de nosso passeio...
Café Tortonni - Todo mundo deve conhecer! Como valeu nossa insistência!! Que lugar lindo!! O tempo parou e não parou!! Antigo! Tradicional!!RS! Eu quero provar tudo!
os vitrais no teto!
Café cubano, com rum, que bom!
Queijos deliciosos!
Mas também quero a torta de limão que vi passar, quero o sorvete lindo da mesa ao lado, quero o filé com queijo derretido da outra mesa!! Cadê maus estômagos de reserva?!
Depois da miséria que foi a ida ao El viejo almacén(categoria : nunca mais!!). este show, interativo e engraçado, está sendo uma ótima despedida de BA. a cantora tem ar de "Jane e Herondy", mas estava bom.
O dançarino estava ótimo, gordinho e em forma.
O baixista deu um tremendo show.
Os morangos com chantilly estão deliciosos e o Sérgio foi servido na boca, do jeito que ele gosta. Peatona até o hotel, amanhã cedo aeroporto.
Viagem de volta pela Tam, outra conversa, tinha té salada!!!
Até a próxima!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ville du vin

Numa conversa de salão, agradabilíssima por sinal, encontrei o estímulo para voltar a escrever no blog. Nestes dias de ausência aconteceram episódios muito ruins e tristes, fui lááá embaixo e voltei(eu sempre volto! Graças a Deus!) Obrigada Nilo! Além de um lindo corte, um dedinho positivo em minha vida!
01/06/2010:
Terça-feira! Almoço!! Vinho!!! E tenho de voltar ao escritório e cumprir com muitas tarefas!!! Não vai dar certo...rs.
Será fome? Mas o pãozinho está ótimo! O azeite Esporão é maravilhoso! Com pão... Deve ficar bom sobre batatas assadas.
Vinho: Barón de Oña - 1999 - Rioja. Na minha opinião, mediano, não vale a pena ocupar espaço em minha memória para ele; mas não é ruim. Vinho para servir em festa.O responsável pelo atendimento, recomendou, resfriou e nos serviu.Nesta primeira prova achei sem graça e fake! Parecia que haviam colocado o sabor de madeira no vinho! Ele deixou o vinho respirar e refrescou mais um pouco, aí ficou melhor, mas não achei digno de nota.
A sopa de cebola não está igual a de antigamente, mas está boa, esta casquinha que cobre a mini sopeira é muito charmosa.
A polenta do Sérgio também não é a de antigamente, mas é boa com o ovo poché e o shimeji: só o azeite trufado que é dispensável.
Avestruz no ponto, risoto de castanhas excelente,meu filé veio esturicado!!
Não existe meio termo entre torrado e cru! Consegui comer só a parte externa do meu filé, o restante está cru!As batatas são gostosas mas uma ervinha e um sal grosso deixariam mais interessante.
O atendimento é excelente, a chance de ter um mundo de vinhos para escolher é maravilhosa; como uma criança em uma loja de brinquedos, quero este, este, este...quero todos!!! rs
Faltam saladas no cardápio...
Em Alphaville existem poucas opções (quase nenhuma) de restaurantes, o Marquês de Marialva deixou a desejar no dia das mães. Analise comigo, se foi feita a reserva, tu já sabes quantas pessoas atenderás naquele dia!! Então porque não te preparas?? Assim, dentre os locais que já conheço em Alphaville, o Ville du vin é o melhor.
Tiramisú de pera? parece um pavezinho! Cadê o mascarpone?!
Aguardem, próxima aventura gastronômica será o tiramisú.
Depois eu conto...
Beijos

quarta-feira, 17 de março de 2010

Ratatouille 17/03/2010


Prato mais representativo da saudável e aromático da cozinha Mediterrânea.
É uma receita que data do século XVIII, e que pode ser servida quente ou fria, como acompanhamento, entrada ou prato principal, acompanhada de arroz integral ou normal.
Na verdade não passa de um refogado com muitos ingredientes típicos da cozinha mediterrânea. Percebe-se a influência espanhola e italiana neste prato rústico.
O nome significa “picar, triturar”, mas podemos traduzir como “ragu de legumes” ou prato de beringelas.
Receita generosa como todo “confort food”, “comida de mãe”
O ratinho Remy encarnou o espírito francês na cozinha, a Pixxar fez um trabalho maravilhoso na animação “Ratatoille”, é possível observar detalhes impressionantes na produção como, por exemplo, os rótulos dos vinhos e as marcas de queimado nos braços dos cozinheiros (quem cozinha sempre tem alguma).
Os vinhos que acompanham este prato tanto podem ser brancos, tintos(minha preferência) e até os rosados.
Na minha opinião, um tinto aromático e meio robusto como os da Provence, são ideais.
Se preferires branco, use um seco aromático como os do sul da França.
Na Provence, o rosado local muitas vezes acompanha o ratatoille.
Sobre o louro: ele é essencial no ratatoille, erva que possui um amargo suave.
Erva proveniente do sul da França e da Ásia menor.
O chá de louro alivia azia, o mau hálito e indisposição estomacal.
O louro é um símbolo de poesia,, das letras e do sucesso. A palavra “bacharelado” vem do latim, que quer dizer “formando coberto de louros”.
Nas antigas Roma e Grécia, o louro formava as coroas usadas pelos vencedores de batalhas ou disputas esportivas, assim como os poetas (de onde surgiu o termo laureado).
Usamos suas folhas frescas, secas ou desidratadas.

Ratatouille


Ingredientes: 1 cebola cortada em gomos
1 berinjela média
Tomate cereja, inteiro ou 2 tomates cortados em gomos
Abobrinha italiana com a casca, cortadas em rodelas de 2 cm de espessura
2 dentes de alho bem picadinho
1 folha de louro
4 ou 5 flores de couve-flor

Modo de fazer: Comece separando todos os ingredientes e utensílios que irás precisar. Eu faço na wok. Lave os vegetais. Corte-os e coloque tudo na panela onde já derramaste um pouco de azeite, regue com mais um pouco de azeite de oliva, tampar e levar ao fogo até cozinhar (não cozinhe demais, é bom que os legumes fiquem crocantes), tirar a tampa e deixar os legumes secarem. Neste momento colocas o sal, e um pouco de pimenta, tabasco, calabresa, ou alguma aromática.

Quando colocamos o sal no final do cozimento, acentuamos o sabor dos legumes.


segunda-feira, 8 de março de 2010

le petit trou 08/03/2010

segunda -feira!
já começamos a semana com agenda caindo...
minha expectativa para uma consulta médica foi por água abaixo! dois meses de espera e foi desmarcada!!
mas hoje é o dia internacional da mulher e vamos comemorar, porque ser mulher é muito bom!! maquiagem, salto, vestido colorido!! que glória!! e o marido fica louco!! mais glória!!
já que caiu a agenda, fomos almoçar, por que jantar com certeza não aguentaríamos...
meu cavalheiro predileto decidiu por nós e depois de três anos voltamos ao petit trou. daí vamos a flashback, lá se vão uns vinte anos!! nossa!! o edgard scandurra está velho!! por que só os outros envelhecem...rs. em porto alegre, assisti um show do disco "amigos invisíveis". muito tempo depois é que pude exercitar o verso: "sentimentos nào precisam de provas".
sou da geração ira e gosto muito, apesar dos percalços que a banda sofre.
ninguém da famecos(faculdade de comunicação de poa) quis ir comigo, na verdade nem eu sabia quem era edgard scandurra. mas também depois do show nunca mais esqueci, fui sozinha e não me arrependi. bando de trouxas que perderam excelente apresentação com um violão. inesquecível. música boa não se esquece.
vamos ao que interessa, a comida do petit trou: couvert gostoso, pepino, cenoura, ervilha torta, azeitona, sal bom. pão gostoso. seria a fome? nãão estava bom mesmo!
a salada convencional: folhas e tomate, não consigo gostar de molho de maracujá na comida.
o picadinho estava bom, valeu até passar um pãozinho no molho. não era paulista, então não precisou da banana, não é sérgio?! rs
o ovo frito em cima me lembrou a infância, quando eu deixava para come-lo no fim para degustar esta "iguaria" que tanto gosto!
mas antes do picadinho, a sidra me lembrou os natais com minha mãe e irmãos, tão boa aquela sidra docinha do petit trou e divertida em uma caneca.
o creme de papaia estava muito bom! tinha papaia mesmo e cassis de verdade!! incrível!!! os últimos que comi em outros lugares estava muito fake!
me deu até esta vontade incontrolável de escrever e deixei meu príncipe cavalheiro abandonado(ele disse que não fica abandonado quando escrevo, meu fã).
o sal bretão também foi interessante, delicado. vejo diferenças grandes nos tipos de sal.
ótimo almoço!
eu recomendo o petit trou.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

chou 24/02/2010

que dia! que semana!

hoje tive a ousadia de escolher onde jantar, quase sempre é o sérgio ou as crianças que dão palpite(qdo elas estão junto).

eu queria ir à mercearia do francês, mas o trânsito não permitiu. várias ruas fechadas e desviadas por conta do jogo do corinthians, quase que vou para o jogo comer um cachorro quente, tamanha era a fome. quando eu voltar a mercearia do francês falarei sobre o lugar. mas é muuito bom! tanto que queria voltar.

estou tentando priorizar vegetais e saladas...sem carboidratos à noite, mas os doces...dificuldade...rs

nesta confusão de trânsito e desespero de fome conseguimos chegar ao chou, faz mais de ano que ele consta em minha lista, cismei com ele já nem lembro porque.

o ambiente é agradável, ao ar livre, com este calor que está fazendo...pessoas bonitas, animadas...promete.

pão caseiro com fermento natural e uma farofa de castanha e especiarias(identifiquei pimenta branca e erva doce, será?)

aí o cardápio apetitoso animou! além da fome, claro!

o gazpacho estava sem frescor, e com muito gosto de pimentão,já a sardinha na brasa, esta sim,estava fresca e gostosa. o sérgio gostou do queijo chevrotin derretido na chapa com mel de engenho e uvas.

os softs drinks interessantes e refrescantes, com este calor...nem dá para tomar nada alcoólico.

o polvo! grelhado é bom, a manteiguinha deliciosa, mas o sal e a páprica estavam mal distribuídos, o primeiro pedaço de polvo que coloquei na boca estava com gosto de queimado! mas o restante não. umas partes salgadinhas, outras insossas...que pena!

me parece que muita invecionice nem sempre trás bons resultados...

a beatriz que nos atendeu é bem articulada, eficiente e bonita! depois vim a saber que também tem um blog: http://www.atalhoprodelrio.blogspot.com/; ainda não visitei mas estou curiosa, ela disse que são prosas, vamos lá!

as sobremesas muito interessantes também, eu comi uma torta de coco com laban que estava primorosa! ah...os doces...rs

o sérgio tomou um sorvete de banana que também estava bom. ele não resiste a banana...rs. já contei isto aqui no blog.

parei de escrever neste ponto, ontem, tive de correr, pois meu marido não passou bem. para quem se interessar, ele está medicado e melhor.

passear é bom, sair para jantar com meu amor tbm é bom, mas, ultimamente tenho me decepcionado demais... muitas vezes penso que seria melhor ter preparado um macarrão sorrentino em casa...
mas também gosto de aventura, aguardem a próxima postagem!


o chou ficará na categoria: talvez volte um dia.

até
beijos

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

outback 18/02/2010

gostaria de ir à austrália...
será que tem desta cebola gigante?
toda vez que venho ao outback como demais...
coisas picantes são boas, ou será que eles tem aquele componente das batatas chips que nos induzem a querer comer mais?
esperava mais animação das crianças, talvez quando a costelinha chegar...
mas a costelinha é tão boa...e as batatas fritas! quando chegou a segunda leva de costelas, e trouxeram junto lenços umedecidos, o gustavo ficou no céu!! podia comer com as mãos!!
o thiago enlouqueceu e o paulo ficou feliz!!
poder tomar refri sem parar!! é o máximo!!
meninos, meninos...eu os amo!
nossa vegetariana ficou satisfeita com a salada(invejei) e a batata assada. aproveitei e ensinei truques de batatas assadas no microondas. quebra um galho...
que passeio bom...
aliás, o feriado de carnaval foi abençoado...
a nuvem de gafanhoto tão querida estava com a corda toda.
nós seis interagimos muito.
vou contar sobre cada um:
paulo - que menino! e que homenzinho! evidente que sendo meu filho ele é lindo! óbvio!! magricelo! que seguindo a saga da minha família, esquece de comer. forte, musculoso, xaropinho do alto dos seus 16 anos. um paladar definido e estragado por uma mãe que cozinha.
thais - outra xaropinha! mas a princesa dentre tantos homens. a sorte dela é ter nascido com o gênio forte, senão não teria sobrevivido...rs. esta é um desafio, pois resolveu não comer carne, mas também não gosta muito de peixe!! pode?!
gustavo - o rei dos xaropes!! cheio de manias para comer! verde para ele só dolar! rs. mas sabe cozinhar, e como é prestativo e bom, e lindo...claro!!
thiago - o thiago escolheu viver, ser feliz! é o professor com todos os seus oito anos quase completos. gosta duma carninha...mandou ver nas costelinhas. realmente um herói, tal e qual o pai dele.
sérgio - o pai de todos!rs. um paizão! coração maior do que ele! homem lindo, forte, inteligente, charmoso...meu amos.
estou rodeada de pessoas maravilhosas, que Deus me deu.
desejo a todos meus amigos e leitores tanta felicidade quanto eu tenho.
beijos

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

rabanadas

na minha família, lá no sul, não havia o hábito de fazer ou comer rabanadas.
mas meu marido é simplesmente alucinado por esta iguaria portuguesa!
lembro, ainda criança, que minha mãe tentou fazer e eu achei horrível!
para o sérgio, se não houver rabanada no natal, não é natal! e a mãe dele, de origem portuguesa(com certeza!), faz uma rabanada... muuuito boa!!
então, se houver rabanada para o sérgio todos os dias do ano, será bom também...rs.
trabalhamos juntos, escritório, aquele ambiente tão árido às vezes...quem trabalha sabe. o pessoal que trabalha conosco fala de comida o tempo todo(será que é por isto que eu gosto deles?rs); diz que foram tomar café da manhã outro dia e havia rabanada, estava ruim. eu escutei eles comentando e contei que a rabanada da dona ludovina é boa. ligaram para ela, pediram na maior cara de pau! e ela prontamente fez! pois annteontem eles estavam reclamando de saudades da rabanada(e eu tentando fazer o tal do regime!) novamente, com a cara mais lavada do mundo ligaram para a senhorinha, pediram e ela atendeu.
vou contar: mas que delícia! ela conseguiu superar o próprio feito! estava cremosa por dentro, com pouco açúcar, muuuito boa!!
o mais grave da história: quem acabou com as ditas cujas? o sérgio!!rs. quem não foi rápido dançou...rs
ainda não tive esta importante aula, será em minha casa, a dona ludovina me orientará e eu prepararei as rabanadas para acrescentar em meu currículo e agradar meu maridinho...rs
aguardem as fotos.
ah! ela conta que a mãe dela fazia no café da manhã! nos tempos de hoje é um grande pecado...rs
até

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

férias na Bahia

pois fizemos a besteira de comprar um pacote com "tudo incluído", o que quer dizer que não podemos escolher o vinho, nem o horário em que iremos comer!nunca mais!
nossa intenção era ficar em algum lugar prazeroso em que não precisássemos nos preocupar com nada! que tivesse atendimento até na beira da praia! que ilusão!
como não foi um pacote barato, acreditamos que a qualidade do atendimento e do que nos serviriam seria boa, foi um tremedo engano! mas nos esforçamos para fazer "ficar bom".
quando vimos a pousada Refúgio da Vila, com aquelas frutas da região expostas ficamos maravilhados, pois no hotel tinha muita pera e maçã! o mamão era delicioso e a banana também, mas tínhamos vontade de provar os alimentos do lugar onde estávamos.
a piscina do hotel é linda, a praia muito boa, limpa.
então conseguimos descansar.
no último dia tivemos a visita de macaquinhos em nossa mesa! dei mamão para eles e filmamos, em breve postarei esta imagens lindas.
sempre que me for possível voltarei à Bahia, é fascinante a maneira como vivem, bem humorados, tranquilos e trabalhando! ao voltar para casa volto a ficar chocada com a forma até violente que as pessoas dirigem, caminham e tratam o semelhante que sequer conhecem!!
será que é o mar que acalma!!

Refúgio da Vila

como ainda estávamos com fome, pegamos nosso livrinho de turista e ligamos para o Refúgio da Vila, nos explicaram o caminho, quase nos buscaram na rua!...rs. contamos nosso drama no Terreiro da Bahia.

o cardápio não é tão interessante, mas logo entregaram a carta de vinhos e os cardápios. a tônica pedida.

o local é lindo! quem sabe viremos um dia, as pessoas na piscina(é uma pousada) super educadas. o lugar é bem charmoso.

as frutas dispostas no balcão do bar, dois tipos de caju, umbu, seriguela, acerola...tão lindo...a caipirinha de caju com vodca está ótima!

o abará(que agora sabemos o que é...rs) além de quente, está muito bom...!

pedimos uma moqueca(a deles não tem banana, mas pedi e puseram). pirão ótimo, farofa e tudo muito saboroso, forte.

o vinho português: Versatil,Alentejano, branco, 2006, 1/2 garrafa. Arinto, Antão Vaz, acompanhou bem o prato e está na temperatura ideal.

claro que a pimenta é super forte e deixou o sérgio com o nariz vermelho.

a diferença do "clima" em relação ao outro resturante é incrível!

a diferença em relação ao hotel(falarei mais tarde) é absurda!

os modos dos atendentes são polidos e eles são muito bonitos!
após o almoço, deitamos em ima espreguiçadeira para casal que estava debaixo de uma árvore, confesso que cochilei!

precisávamos disto, aqui é realmente um refúgio.

parabéns!

férias na bahia

vou começar por uma situação desagradável que tivemos na Praia do Forte.
mas a Bahia é boa demais para tão pouco estraga-la...rs
o lugar se chama Terreiro da Bahia. pois eu quase baixei um santo!rs. o local é bonito, decoração original e Tim Maia e Simonal cantando.
o cardápio interessante! mas me senti muito gaúcha sem saber o que são estas comidas, estes ingredientes... fumeiro? abará? tranche?! bah!!
tem cachaça! não veio a nossa! tem couvert! não recebemos...um garçon somente, somos a sexta mesa. mais de dez pessoas.a moça bonita de vermelho, sorridente, deteve-se demais nas outras mesas e não ajudou o garçon. quando nos viu reclamando, sumiu do salão e abandonou o guri!
viemos como turista, pois lemos sobre o restaurante numa revistinha de propaganda. os chefs festejados, elogiados e prometendo muita coisa.
e o cardápio é bonito, mas ainda não provamos nada, sentados aqui por 20 minutos e tentando manter a esportiva.
o abará é o acarajé enrolado em folha de bananeira e cozido e bom, só que está frio; o vatapá e gostosinho e o pudim de siri é delicado. mal percebemos o siri!
porém, vamos embora.
e fomos! cobertos de bondade não cobraram a água! e tivemos que insistir para conseguir pagar!
não recomendo!
parece um estabelecimento sem o olho do dono!
mas a Bahia sempre vale a pena...
continua

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

outra promessa!

estou devendo mais uma receita, pois a partir de hoje só dou receita para quem entrar no meu blogg, assim, quem sabe alguém me visita...rs
frango ao curry
ingredientes: 3 peitos de frango cortado em tiras
1 cebola média picada
3 colheres de azeite
2 colheres de sopa de curry "madras"
1 lata de abacaxi
sal
nata fresca
modo de fazer: frite o frango até dourar, acrescente a cebola e depois o curry. coloque água e sal e deixe cozinhar bem por uns 40 minutos. quando estiver bem cozidinho, acrescente o abacaxi e a nata e bom proveito!!
este prato é maravilhoso! um arroz branco e boas companhias para dividir o prato e conversar bastante!
beijos
até a próxima!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

promessa

oi!
conforme eu prometi ao pessoal do escritório, vou postar uma receita simples e deliciosa.
hoje, na reunião semanal,no escritório lembramos de uma senhora muito interessante, com certeza ela tem mais de 80 anos, boa de papo...costumávamos tomar ótimos lanches na casa dela, lá em ribeirão preto. uma senhora que mantém o hábito de conversar, de sentar-se a mesa, essas coisas que muita gente tem esquecido de fazer...
um dia ela preparou este pavê que estava muito gostoso, foi só eu elogiar que ela apressou-se em providenciar a receita para mim, fiz em casa e foi sucesso!
pavê bicolor da dona odete
bata na batedeira: 200gramas de manteiga sem sal, 8 a 10 colheres de chocolate em pó, 4 gemas, 6 colheres de açúcar refinado e 1 lata de creme de leite com o soro.
creme branco: derreta uma barra de chocolate branco com 1 lata de creme de leite e deixe esfriar na geladeira.
2 pacotes de bolacha de maizena
montagem: creme preto + bolacha+creme preto+ bolacha+creme branco+ etc.

divirtam-se, pois cozinhar é muuuito bom!!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

luto

este blog foi criado para que eu possa exercitar meu vício de escrever, conversar, me comunicar...e meu hobbie que é a culinária/gastronomia...
porém, hoje, vou falar de uma pessoa e seu trabalho.
Zilda Arns Neumann, linda! brasileira! trabalhadora! boa! criativa! humana...como humana, morreu, morreu esta semana em consequencia de uma catástrofe natural, longe de sua pátria, longe de sua família... morreu enquanto dava atenção aos outros, aos desconhecidos, estranhos.
com sua morte fiquei sabendo que seu trabalho está distribuído em muitos lugares do planeta, que centenas de milhares de pessoas usufruem dos benefícios que a Pastoral da criança oferece.
dentro da culinária/nutrição/medicina, a multimistura é um achado! com certeza devem existir muitos adultos atuantes e trabalhadores hoje, que sobreviveram graças a multimistura.
a idéia da dra. Zilda Arns Neumann de propagar o conhecimento, na minha opinião foi a melhor "sacada" de todo o trabalho da pastoral. ensinar e preparar um grupo de pessoas de uma localidade, para que este grupo ensine os demais, falando a linguagem do local, foi um dos motores do sucesso deste trabalho.
descobrir que a folha da mandioca, que até então era somente conhecida como venenosa, pode ser usada como rica fonte de ferro, foi uma "sacada".
mas, o mérito é dela, ela olhou e viu o seu semelhante, percebeu suas necessidades e foi atrás de soluções... e conseguiu!
ela representa uma das características do povo brasileiro, dedicar-se ao outro pela paz. estava em um país paupérrimo, morreu junto com outros brasileiros que estavam lá tentando fazer o povo haitiano se reerguer.
já perdemos outros brasileiros em outros países, em meio a guerras que, politicamente não eram nossas. brasileiros trabalhando pela paz. acredito que num futuro seremos conhecidos como um povo pacificador, nossas praias, nossa natureza, nossas festas são lindas, mas nossas pessoas são muuuito mais interessantes! austregesilo de ataíde, zilda arns, nossos cientistas, diplomatas...tanta gente importante, que com certeza não teve muita facilidade para estudar, mas utilizou o que aprendeu em prol do outro! tenho certeza que não estão arrependidos.
a dra. Zilda disse que dando uma infância feliz e saudável teremos um mundo com mais paz.
ela voltou-se para fora dela, mas hoje, vamos voltarmnos para dentro de nós, vamos apresentar um respeito a sua morte e dos outros que se foram junto com ela, e vamos descobrir o que podemos fazer para dar continuidade a trabalhos lindos como o desta senhora brasileira.
bom dia!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

wraps

numa inglória tentativa de regime...aquele dos inícios de ano...sabem do que estou falando? ahh, sabem sim...rs
meu marido e eu tomamos sopa no almoço, até aí tudo bem, mas, de tarde foi dando uma fome...
fomos ao shopping depois do expediente, o sérgio queria cachorro quente! aquele que as crianças amam...ok. iríamos a algum lugar que eu procuraria uma salada. acreditem eu gosto muito de salada! e também de sopas! também não vivo sem comer muitos vegetais! mas meu grande erro nutricional são os doces...ah os doces...
acabamos lembrando dos wraps! tem no shopping, é quase um sanduíche, tem pouco pão e temperos gostosos...
por sugestão do sérgio comi um com filé e cogumelos, estava uma delícia! melhor do que o dele que tinha gosto de recheio de pastel...rs. então ele me ajudou comendo minha metade.
os smothies são tão saborosos, docinhos... e se tiver franboesa, me ganhou...rs
e as entradas, havia uns dips muito saborosos, e a cenoura cruazinha caiu como uma luva.
devo confessar que este regime naufragou no cais do porto; mas tenho certeza que, UM DIA, conseguirei me reeducar no sentido da alimentação...
beijos
até

oi!

mas fiz tanta coisa neste interim...
e pensar que fui assistir a julie e julia, quanta influência...
já faz um tempo que sinto vontade de me aperfeiçoar na culinária, aprender técnicas; cozinhar eu sei, me garanto! mas detalhes, estes me faltam...quem sabe um dia...
a julia deveria saber que a falta de filhos proporcionou o tempo necessário para se dedicar a algo que no início parecia brincadeira,mas virou profissão e exemplo!
como eu ainda não tenho este tempo disponível, continuarei pesquisando, testando quase que empiricamente e me valendo de uma grande platéia em casa...rs
ainda não desossei um pato! nem me matei com as galantines(estas minha mãe fazia com maestria e chamava de silze).
mas já tive um embate terrível com um monstruoso carangueijo, ou siri, sei lá a diferença...rs
dois amigos e eu pegamos um barquinho minúsculo e nos embrenhamos nos arroiozinhos que existe no caminho para jurerê; lá se vão uns 20 anos no mínimo! estávamos tarrafeando para pegar camarões, além de filhotes de peixinhos, vieram os siris/carangueijos, ok.
me deixaram sozinha em um banco de areia e o siri queria me pegar! que pavor! tendo em mãos somente um araçá e uma goiaba, assassinei-o à goiabadas! muito traumatizante!
mas a saga não termina por aí, em casa, me orientaram colocar os siris vivos na panela, tal e qual nossa amiga no filme. eles davam safanões na tampa, jogaram a tampa longe, tampei a panela novamente e saí de perto. era demais para meu coraçãozinho devoto a são francisco!
depois de cozidos, fiz deliciosos pastéis! pobres siris...triste fim...rs
de noite, me arrumando para sair e passear em canasvieiras(em jurerê, naquele tempo não tinha nada!!), fui pegar minha sandália embaixo da cama, ajoelhei e o que eu vi? cara a cara? podem acreditar, mas um daqueles siris havia fugido da panela e quase me matou de susto!
por favor, não me perguntem o que foi feito dele, depois de tanto tempo nem lembro...mas garanto que fiquei anos sem comer siri!
até